© 2019 Projeto Você Importa

Mude o Mundo

É um mundo imenso, e talvez não seja possível ouvir uma só voz, um só grito por ajuda em meio a tanto ruído, tantos acontecimentos e barulho.

A mágica acontece quando a sua voz se junta à outra voz, e à outra,

e mais outras centenas e milhares de vozes em vários lugares do país e do mundo. 

"Antes de iniciar a tarefa de mudar o mundo, dê três voltas dentro da sua casa."

O segredo é agir localmente

O que você pode fazer a partir de agora:

Preste atenção ao comportamento de familiares e amigos próximos; esteja por perto e dê início a um diálogo sincero e sem prejulgamentos, caso perceba sinais de alerta.

Observar

Ouça com atenção, estabeleça um relação de confiança desde o primeiro momento; dificilmente alguém irá desabafar se não estiver seguro de que não será julgado e desrespeitado.

Ouvir

Olhamos o mundo com os nossos olhos, e opinamos com base em nossas vivências. Oferecer ajuda é também saber respeitar o olhar, a identidade e a vida do outro.

Não rechace, não oprima, não desmereça.

Respeitar

Há muita angústia, confusão, desinformação e medo quando uma doença da mente se manifesta em alguém que conhecemos e amamos. Acolher é, de longe, o gesto fundamental para ajudar.

Acolher

Quando as emoções parecem submersas num pântano profundo, dificilmente  consegue-se buscar ajuda profissional, pois até mesmo levantar da cama, muitas vezes, já é um sacrifício gigantesco. Adote uma postura proativa: marque uma consulta, e acompanhe o seu amigo/parente, permaneça presente.

Buscar ajuda

Seja também um amigo do Projeto Você Importa 

O que o Projeto Você Importa faz com a sua ajuda e participação:

Você Importa Escola

Palestras, distribuição de material informativo para alunos, pais e docentes, gincanas e eventos sobre saúde mental em escolas públicas e particulares.

Você Importa Comunidade

Eventos em espaços públicos e privados, distribuição de material informativo sobre saúde mental, ações que envolvam moradores de condomínios e bairros específicos, membros de clubes e associações religiosas e laicas.

Você Importa Empresa

Distribuição de material informativo, palestras, eventos corporativos de conscientização, semana do bem estar para funcionários e gestores, atividades de prevenção ao suicídio.

Você Importa Universidade

Oficinas e palestras de conscientização da importância da saúde mental, eventos, distribuição de material informativo para universitários e corpo docente, divulgação de locais de tratamento, e  fomento de redes de proteção e apoio.

Você Importa Caminhada

Caminhada anual para conscientização da essencialidade da saúde mental, pelo fim da discriminação a portadores de transtornos da mente, pela importância da qualidade de vida, diminuição da solidão e prevenção ao suicídio.

Propagadores da Vida

Entendendo que a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos, os Propagadores da Vida são agentes de liderança na conscientização do tema.