© 2019 Projeto Você Importa

Você Importa Universidade

E quando o sonho de se formar torna-se um tormento?

 

Entrar para a faculdade é o sonho dourado para os jovens e, muitas vezes, é também a única chance de mudar uma realidade familiar e social de pobreza. "Ser alguém" em nossa sociedade passa pela obtenção de um diploma de ensino superior, e de uma boa colocação no mercado de trabalho após a conclusão do curso escolhido.

Um em cada dois universitários não está com boa saúde mental. Casos recentes de suicídio e estatísticas alarmantes mostram que os estudantes do ensino superior no Brasil e no mundo precisam de atenção, apoio e ajuda imediata. A necessidade de lidar com o mundo adulto com alto grau de competitividade, as responsabilidades financeiras com mensalidades e financiamentos estudantis, situações econômicas incertas, pressões familiares, e o isolamento fazem com que o aluno universitário não tenha tempo para absorver mudanças, exigências e a carga de esforço e atenção demandada pela entrada na vida adulta. 

Crescem informes que mostram que estudantes estão adoecendo em ambientes acadêmicos; relatos de extremo cansaço, abuso moral por parte de docentes, esgotamento, ideação e tentativa de suicídio, e angústia com a incerteza do mercado de trabalho são cada vez mais frequentes, e é preciso reconhecer a urgência e gravidade do assunto. 

Você Importa Universidade - Rede de Apoio

A maioria das universidades brasileiras não tem suporte psicológico para os discentes, em especial as faculdades de medicina, cuja grade é, por si só, extenuante, e onde mais de um quarto dos estudantes demonstra sintomas de depressão e/ou ansiedade. Um em cada dez alunos tem ideação suicida, outros tantos tentam de fato tirar a própria vida, e é por esta razão que a ação Você Importa Universidade (braço do Projeto Você Importa para apoiar universitários) desenvolve e põe em prática iniciativas que possam servir de suporte, tais como busca de locais e profissionais de saúde mental para atendimento psiquiátrico e/ou psicológico, eventos de conscientização da importância da saúde mental, rodas de debates, palestras e encontros, etc.

Você Importa Universidade - Fale conosco